sexta-feira, 26 de setembro de 2008

Finanças locais

Finanças locais: Cada português pagou, em média, 235,12 euros em impostos municipais em 2007

Cada português pagou, em média, 235,12 euros no ano passado em impostos municipais, o que representa um aumento de 25,9 por cento em relação à cobrança de 186,81 euros conseguida no ano anterior.

Dados da Direcção-Geral das Autarquias Locais, a que a Lusa teve acesso, indicam que este aumento significativo resulta da subida do IMI e do IMT recolhidos, cuja receita cresceu 32 por cento e 33 por cento, respectivamente, entre 2006 e 2007. Além disso, no ano passado, a derrama também melhorou bastante, já que depende da cobrança de IRC, cuja receita cresceu 31,2 por cento.

As 308 câmaras municipais recolhem junto da população cinco impostos: o Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI), o Imposto Municipal sobre Transmissões (IMT), o Imposto Único de Circulação, a derrama, recebendo ainda 5 por cento da receita de IRS.


MMO
Lusa/Fim

quarta-feira, 24 de setembro de 2008

COMUNICADO
CONCELHIA DE VALONGO
Nos últimos anos no Concelho de Valongo, as famílias que adquiriram habitação têm suportado uma elevada factura em resultado da taxa do IMI cobrada pela Câmara Municipal de Valongo.

Valongo é um dos concelhos onde a habitação é, em media, mais barata; apesar disso entra 2004 e 2007 a receita do IMT cresceu 75% , e a receita do IMI aumentou 56%, valores muito acima de alguns concelhos da área metropolitana do Porto, onde a habitação é em média mais cara.

QUADRO DO CONCELHO DE VALONGO (Ver imagem)

Esta situação é inadmissível, e só, a teimosia da gestão PSD, tem impedido a correcção necessária, tendo em conta, as dificuldades que a maioria dos nossos munícipes atravessa. O próprio Governo propõe-se corrigir, em sede de orçamento, esta situação escandalosa, baixando os valores máximos anteriormente fixados.

“Não podemos esquecer que para além das várias taxas e derramas anualmente actualizadas pela Câmara, os residentes no Concelho ainda pagam rampas os parquímetros e o IMI. Ora para quem vive em dificuldades a situação tende a tornar-se insustentável. Isto não pode continuar,” Afirmou Afonso Lobão, porta-voz da Concelhia Socialista.

Assim, a Comissão Politica Concelhia do PS/Valongo alerta a Câmara Municipal de Valongo, que deve ter em consideração, a orientação do governo, as fragilidades sociais do Concelho, nomeadamente o facto dos casais jovens sentirem dificuldades em solver compromissos com a banca e reduzir, substancialmente, o valor das taxas do IMI e do IMT, a aplicar me Valongo.


A Comissão Politica