domingo, 9 de novembro de 2008

PS critica autarquia social-democrata por atraso na implementação das AEC's

Pois é! De que vale, ao fim de 9 anos ter o centro da cidade iluminada com luzes de Natal?

Quando a educação e desenvolvimento das nossas crianças são postas em causa por um executivo PSD que não demonstra a mínima sensibilidade para o facto de há 3 anos, consecutivos, as aulas de Inglês e restantes actividades se iniciarem 3 meses mais tarde do que deviam.

É facto que este atraso é equivale a quase um ano lectivo.

E se, por exemplo, comparar-mos os conhecimentos adquiridos por um aluno do nosso Concelho, com um aluno de Matosinhos?

A demagogia deste executivo PSD e do Presidente Fernando Melo, terá um preço elevado que será mais tarde pago pelos nossos filhos.


07 de Novembro de 2008, 12:21

Porto, 07 Nov (Lusa) - O PS/Valongo criticou hoje o "desleixo" e o "marasmo" da autarquia local, liderada pelo PSD, que levou ao atraso na implementação das Actividades de Enriquecimento Curricular (AEC's) nas escolas do 1/o ciclo do Ensino Básico.

Em comunicado enviado à Lusa, o porta-voz da concelhia socialista de Valongo, Afonso Lobão, denunciou "a forma lamentável como o município tem tratado a questão da implementação das AEC's, fazendo atrasar o início das mesmas actividades".

"São milhares de alunos que aguardam que as aulas de Inglês, Música, Expressões e Actividades Desportivas comecem", sustentou Afonso Lobão.

O dirigente socialista recordou que o Ministério da Educação disponibiliza a verba de 262,50 euros anuais por aluno para tais actividades.

"Valongo é um dos poucos concelhos que não ata nem desata. Aliás, este comportamento é já recorrente, pois no ano anterior as actividades extra curriculares tiveram início somente em Janeiro", acrescenta Lobão.

Os socialistas de Valongo consideram ainda que "a falta de dinamismo da autarquia" é ainda mais evidente perante "os esforços" desenvolvidos pelos vários agrupamentos escolares do concelho para que as AEC's se iniciassem ao mesmo tempo que o ano lectivo.

"Os agrupamentos mobilizaram as escolas e os seus profissionais que apresentaram atempadamente as candidaturas para assegurar tais actividades, mas de nada adiantou", lamentou o dirigente socialista.

O PS Valongo critica ainda a Câmara de Valongo por "não disponibilizar transporte aos alunos para a prática da natação nas piscinas sedeadas nas várias freguesias".

A Lusa contactou a Câmara de Valongo que remeteu para mais tarde uma reacção às críticas socialistas.